«

»

mar 10

Hipertensão uma doença silenciosa

card_site_dica_hipertensao

Hipertensão uma doença silenciosa
A Hipertensão popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa, podendo o hipertenso não demonstrar nenhum sintoma, e a pressão ascender provocando um colapso cardíaco que pode ser fatal, tornando a doença perigosa.

O aumento da pressão ocorre quando há um estreitamento do calibre das artérias obrigando o coração a aumentar a sua força para poder empurrar o sangue para todo o corpo.

 

Sintomas

De regra quando a pressão ascende em grande nível, o paciente pode ou apresenta tonturas, zumbidos no ouvido, fraqueza, visão embaçada, sangramento nasal, dores no peito e cabeça.

 

Como identificar a hipertensão em adultos

 

Segundo as VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão arterial para adultos, é considerada a hipertensão para valores acima ou igual a 140 mm Hg a pressão máxima e 90 mm Hg a pressão mínima.

É importante que o paciente esteja atento aos sintomas e procure um Médico Cardiologista para iniciar o tratamento.

 

 

Tratamento não medicamentoso

 

  • Redução do peso corporal;
  • Redução do consumo de sal;
  • Redução do consumo de álcool;
  • Abandono do cigarro;
  • Controle do estresse;
  • Controle das alterações das gorduras sanguíneas (dislipidemias);
  • Praticar atividades físicas atividades físicas regularmente por 30 minutos por no mínimo 03 vezes por semana;

 

Tratamento medicamentoso

 

Os medicamentos anti-hipertensivos reduzem a pressão arterial, e também os eventos cardiovasculares fatais e não fatais. Os medicamentos utilizados para o tratamento consistem em betabloqueadores, inibidores da enzima conversora da angiotensina, antagonista dos canais de cálcio, diuréticos e outros.

Ressaltando que o tratamento medicamentoso deve ser acompanhado do Médico Cardiologista e do Farmacêutico que orientaram o paciente sobre o uso do medicamento e possíveis efeitos adversos.

Atualmente o Governo Federal disponibiliza gratuitamente alguns desses medicamentos para hipertensão. Os medicamentos gratuitos são encontrados nas farmácias e drogarias credenciadas ao programa Farmácia Popular, mediante à receita médica.

 Francine Ap. de Carvalho Silva

Farmacêutica

CRF:61086

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *